Como realizar uma campanha bem sucedida no Dia de Doar?

dia-de-doar

O Dia de Doar é uma iniciativa internacional que se iniciou nos Estados Unidos, no dia 02 de dezembro de 2010, como uma forma de resistência ao consumo excessivo comum nas festas de final de ano e após ações como a Black Friday. O principal objetivo é promover a cultura de doação e a solidariedade, incentivando a mobilização de instituições para que organizem suas próprias campanhas e ações de doação. Ele acontece sempre na terça-feira pós Black Friday.

Mas, você deve estar pensando por que isso importa e quais motivações você teria para implementar essa atitude na sua organização. Pois bem, estimular o hábito da doação além de ser uma atitude sustentável pode, certamente, fazer toda a diferença para quem está recebendo o apoio. Nem sempre podemos executar ações em prol de uma realidade melhor, mas podemos apoiar e dar oportunidades para pessoas que estão engajadas em causas tenham sucesso em sua trajetória. E isso também é uma grande forma de fazer o bem.

Inclusive, a instituição que contribui com causas sociais, além de fazer o bem está promovendo a sua marca e melhorando a relação com a comunidade. E essas possibilidades não se limitam apenas às grandes companhias ou grandes fortunas. Pequenas e microempresas também podem doar. Além da satisfação de amparar quem precisa, a prática ajuda a conquistar simpatia para a organização. Uma boa estratégia nesse caso é apoiar iniciativas locais, onde estão, vivem e trabalham seus clientes e funcionários.

Para saber mais e se inspirar a fazer parte dessa iniciativa, acesse a pesquisa em que a Doare participou do levantamento de dados e confira quais são as Tendências Globais de Doações em 2018.

E agora, como a data está se aproximando, elencamos algumas dicas para contribuir com você e com a sua causa para realizarem uma campanha bem-sucedida no Dia de Doar. Confira e se prepare para conquistar resultados ainda melhores:

1. Tenha um objetivo claro

O que você espera da sua campanha? Conquistar mais voluntários? Captar mais doações? Ou mesmo ganhar mais seguidores e apoiadores da sua causa nas redes sociais? Para obter sucesso em qualquer ação que você defina para essa data, o primeiro passo é ter suas metas claras.

Alguns exemplos de pontos a serem pré-determinados são:

  • Quanto você quer arrecadar?
  • Quais recursos você precisa dispor para isso?
  • Quem será o público-alvo da sua campanha e por quê.

2. Ganhe a atenção das pessoas

Após determinar suas metas, a próxima etapa é conquistar a atenção do público para a campanha que você irá desenvolver. Agora você deve estar se perguntando: como eu vou fazer isso? Bem, é simples! Reúna histórias inspiradoras e cases de sucesso das ações que você e sua organização já realizaram. Ilustre com fotos, textos e vídeos. Crie uma identidade para o seu objetivo.

Lembre-se: pessoas tem mais possibilidades de contribuir com algo que fazem parte. Por isso, torne pessoal e mostre que elas podem ser protagonistas de transformações necessárias e impactos positivos na realidade de outras pessoas.

3 – Deixe claro os seus objetivos

Aproveite sua rede de contatos para divulgar seus planos e chamar as pessoas para fazer parte deles. Uma boa estratégia para isso é enviar emails. Volte às suas metas e resgate qual vai ser a essência da campanha e o que exatamente você pretende com ela, a partir disso, crie um convite fazendo pequenas provocações que estimulem o interesse das pessoas a participarem dela. Uma dica é enviar uma sequência de três emails:

Email 1

Com um mês antes da sua data limite de arrecadação divulgue a sua causa e os resultados já conquistados por ela. Aproveite para comentar que ainda mais melhorias podem ser alcançadas com a participação dele. Ah, é nesse momento também que você fará um pequeno convite para a sua campanha.

Email 2

A segunda abordagem pode ser realizada um ou dois dias anterior à data limite de arrecadação, para lembrar as pessoas que está chegando e que a participação delas é fundamental. Nesse momento, você já poderá oferecer mais detalhes sobre como a ação se desdobrará e citar uma projeção dos resultados.

Email 3

Passado o evento, nada mais justo do que mandar um agradecimento especial a todos os envolvidos. Caso tenha fotos ou algum material especial que possa encaminhar como agradecimento, faça um mimo aos seus apoiadores. Certamente contribuirá para que você ganhe a simpatia deles para causas futuras.

4 – Arrase nas redes sociais

Viralizar nas redes sociais é uma das formas mais eficientes para chamar apoiadores para os seus objetivos. Porém, para que isso aconteça, você precisa ter uma boa estratégia estipulada e criar conteúdos que realmente chamem a atenção. Pesquise os melhores horários para as postagens e invista em produções como vídeos e gifs, sempre apresentando bons resultados e com textos curtos e sucintos.

Ah, outra dica importante nesse caso é investir no uso das hashtags, pois elas aproximam pessoas que estão interessadas nas mesmas pautas que você. A principal opção para essa data é justamente a #DiaDeDoar, pois ela conecta todo mundo que está participando de campanhas alinhadas à sua.

5 – Crie uma campanha de crowdfunding

Graças à internet, hoje as pessoas têm mais liberdade para realizar as transações econômicas que quiserem. E uma das principais ferramentas que surgiram na rede para esse fim é o crowdfunding (em tradução livre, financiamento coletivo). É por meio desse instrumento que muitas iniciativas socialmente relevantes estão saindo do papel e alcançando êxito. Descubra formas de aplicar essa estratégia no Terceiro Setor acessando o artigo.

Inclua uma ação alinhada com esse conceito para a sua campanha e aproveite essa praticidade que o meio online oferece na hora de arrecadar recursos. Para divulgar a estratégia, pense em abordagens interessantes para repercutir via redes sociais. Ah, e para saber como guiar esse procedimento confira as Dicas para criar seu plano de captação online que preparamos para você.

6 – Chame parceiros

Que tal envolver a sua comunidade, amigos e familiares chamando-os para se tornarem parceiros da sua causa? O Dia de Doar chama a atenção de muitas pessoas para essa causa e desperta o interesse coletivo de contribuir com o bem-estar do próximo. Talvez você e sua empresa possam ser o empurrãozinho que as pessoas precisam para participarem mais ativamente do processo.

Converse com as pessoas, venda o seu peixe e peça a colaboração delas para repercutir a ideia. Seja por compartilhamentos nas redes sociais, ou por meio do bom e velho boca a boca, envolva-os na campanha e incentive-os a buscarem outras pessoas para envolvê-las também.

Cadastre sua iniciativa para o Dia de Doar

No dia 27 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo #DiadeDoar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a sua doação compartilhando a hashtag #DiadeDoar nas mídias sociais. E para ficar mais próximo dessa iniciativa, basta acessar o site do Dia de Doar e preencher os dados da sua ação.

Todo dia é dia de doar. Mas uma vez por ano é dia de celebrar a doação!