O que é captação de recursos online?

Uma plataforma com certificado de segurança garante credibilidade e confiança para todos os doadores

A sobrevivência financeira de qualquer organização social sem fins lucrativos está diretamente ligada à captação de recursos. As doações de pessoas físicas e jurídicas são o combustível que permite o prosseguimento de tantos projetos e atividades. Para se ter ideia, no Brasil – segundo dados coletados até 2017 pelo Perfil das Organizações da Sociedade Civil, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas (IPEA) – existem mais de 820 mil OSCs registradas e com CNPJ ativo.

Milhões de brasileiros atuam direta e indiretamente no Terceiro Setor e o dia a dia das instituições sociais possibilita traçar o seguinte panorama: gestores e membros têm muita força de vontade e empenho para fazer as coisas acontecerem, mas a profissionalização neste segmento social ainda é privilégio de poucos. Quando o assunto é captação de recursos via a internet, o desconhecimento é ainda maior.

Como o próprio nome denota, a captação de recursos online nada mais é que receber doações pela internet. Através de uma campanha específica ou numa plataforma de doações permanentes, a organização tem na internet uma aliada indispensável na busca por mas fontes de recursos.

Por que utilizar uma ferramenta de captação online?

A médio e longo prazo, os benefícios de uma estratégia de captação de doações pela internet são inúmeros. De forma rápida e simples, uma doação online pode ser feita em poucos cliques, sem tanta burocracia para o doador. Na plataforma da Doare, por exemplo, além de receber doações em real, a organização ainda pode atrair doações estrangeiras e receber os valores em dólar, euro e libra.

Um ponto a ser sempre priorizado é a questão da segurança. Muitas pessoas se sentem inseguras em doar pela internet, já que muitos criminosos aplicam golpes se passando por grupos sociais e mesmo pessoas necessitadas. Uma plataforma com certificado de segurança garante credibilidade e confiança para todos os doadores.

No site de uma campanha de doações, é obrigatório que informações exigidas por lei estejam visíveis na página, como o nome da entidade (razão social), telefone, endereço e CNPJ. Os meios de pagamento são bem variados: boleto bancário, cartão de débito, cartão de crédito, PayPal, QR Code e por aí vai.

Manual de Captação Online

Em conjunto com outras empresas especialistas na área, a Doare participou da elaboração do Manual de Captação Online, guia desenvolvido com o intuito de ajudar organizações sociais a utilizarem o crowdfunding como ferramenta de atração de recursos. No e-book, você compreende mais sobre financiamento coletivo, tipos de captação, planejamento de uma estratégia para captação de recursos pela internet e formas de engajar seu público-doador.

Baixe gratuitamente o manual e aprofunde seus conhecimentos acerca dos modos de captação online.

Não basta ter um projeto incrível e apenas divulgar os trabalhos realizados na organização. É preciso entender e conhecer seu público para, assim, elaborar uma estratégia de convencimento que se converta em doações para sua OSC. Captar recursos online não é tão complicado quanto parece, mas requer preparação e um planejamento muito bem definido para que os resultados sejam os melhores possíveis.