Otimização de site: garanta mais doadores com um site claro e atrativo

Vivemos em um cenário em que a internet exerce grande influência em nossas ações. Existem no mundo mais de 4 bilhões de usuários ativos no meio online, tornando-o um espaço que cresce exponencialmente e oferece inúmeras possibilidades para captação de recursos e conquista de apoiadores. Se você souber usá-las a seu favor, as chances de promover sua causa e alcançar um número maior de pessoas são bem grandes. Mas, não basta apenas usar, para obter sucesso, é preciso saber como usar.

Inclusive, devemos lembrar que outra ferramenta muito importante para angariar apoiadores e (re)conhecedores das nossas causas são as redes sociais. E os números não mentem, comprovam que existem muitas oportunidades de se conectar com um grande público:

Mas, você sabe como impactar essas pessoas para que elas interajam com a sua causa? Aliás, os conteúdos que você está produzindo estão alinhados com a sua estratégia para garantir melhores resultados no meio digital? A gente elencou algumas dicas para otimizar suas abordagens online e cativar mais doadores. O primeiro passo é criar e administrar um site rico em conteúdo e de fácil compreensão, para onde você precisará direcionar os seus fãs das redes sociais. Vamos lá?

Como otimizar meu site?

Quando pensamos em estratégias para aumentar o tráfego em nossos sites, estamos – na verdade – fazendo um questionamento equivocado. A pergunta certa deveria ser: “COMO AUMENTAR OS RESULTADOS DO MEU SITE?“. Pois, nesse caso, você estará definindo objetivos mais claros e focados nos retornos que conseguirá partir do fluxo de pessoas que acessa a sua páginas.

Para isso, os primeiros passos são focar nos números que você pretende alcançar. Por exemplo: quantas pessoas vão acessar ao site e por que elas chegarão lá. Esse é um processo que se torna mais claro e objetivo por meio da definição de quem é a sua persona e o que ela quer consumir. Mas, você sabe o que é persona e quais seriam os meios mais efetivos para atraí-la aos seus conteúdos?

Persona é uma representação do que seria o doador ideal para uma causa ou Organização da Sociedade Civil. É baseada nos dados reais sobre as características e comportamentos dessas pessoas, e também tem inspiração em histórias pessoais, objetivos, preocupações, motivações e desafios que os guiam em suas rotinas. Ao sentar e pensar em quem é a sua persona, você poderá guiar todas as estratégias de criação de conteúdo e marketing digital para cativá-la à sua proposta.

Saber para quem você está criando e com quem quer dialogar é essencial para produzir conteúdo de valor para esse grupo de pessoas.  

Defina um objetivo

Determinada a sua persona, pense seu conteúdo sob a perspectiva de que seu site não é para você, mas sim para atender às expectativas do seu público. Veja-o como uma ferramenta que ajuda sua empresa a alcançar seus objetivos identificados em seu plano de marketing. Reflita sobre qual é o objetivo que você pretende com ele. Por exemplo: você está buscando captar recursos online? Quer vender uma ideia, produto ou serviço? Conquistar voluntários? Isso precisa estar bem claro desde o início do processo, para que possa guiar todas as ações em prol do objetivo.

Dado esse passo, no caso do conteúdo, você vai criar produções de valor para essa persona. Se você quer vender uma ideia ou ferramenta, é preciso demonstrar quais são os diferenciais dela e deixar claro também quais serão os benefícios para a persona que investir nela. Caso seja atrair voluntários, exemplifique os impactos que essas pessoas representarão no aprimoramento de resultados às suas ações. Da mesma forma que para conquistar a captação de recursos online você precisará deixar claro como eles serão aplicados e o que eles representam para as realidades que serão impactadas por eles.

Ah, e lembre-se: definir uma estratégia para captar leads é importante. Mas nem sempre um lead significa uma conversão e, por isso, é essencial você buscar cativar e engajar pessoas que refletirão em conversões, ou seja: os leads qualificados.

Também é muito importante atentar para que o seu site siga as diretrizes gerais do Google, pois isso é um ponto chave para que os espectadores encontrem o conteúdo que você está oferecendo. Para ter acesso às diretrizes do Google, basta acessar aqui.

Crie conteúdo rico e interativo

Livro de capa bonita é atraente, mas se o conteúdo for fraco, só serve pra colocar na estante. Adote este lema e desenvolva textos bem escritos, obedecendo as normas ortográficas, em uma linguagem que “converse” com o seu público. Crie bons títulos: resumindo o que cada artigo trata, mas com gatilhos para atração. Use ilustrações bacanas, que tenham algo a “dizer” e que não sejam colocadas apenas para preencher espaço. Não aborde assuntos fora da sua área de conhecimento. Use temas que tenham a ver com o seu produto, serviço ou público. Os textos devem ser objetivos e leves para não cansar o leitor, no meio digital caracterizamos esses textos como escaneáveis.

Hoje em dia, é imprescindível que o conteúdo do seu site se adeque para a versão mobile (de aparelhos móveis). Isso é importante porque na hora de conquistar um bom ranking no Google, a própria ferramenta de busca filtra e dá preferência às opções que atendem às demandas de acessibilidade dos diferentes equipamentos que podem acessar o seu site.

Outra dica importante é se atente à frequência de publicações. Na maioria dos casos não precisa atualizar todos os dias. Procure publicar novidades de três a quatro vezes por semana, assim o leitor cria o hábito de voltar para buscar coisas novas.

Pense em boas palavras-chave

Fique atento ao Search Engine Optimization (SEO). Utilize palavras-chaves adequadamente, assim você posiciona melhor a página nos motores buscas. Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Defina quais são estas expressões e deixe-as em posição estratégica em cada postagem, também pode destacar em negrito.

Com boas palavras-chave, você pode também apostar no Google Adwords, que é um serviço cuja função é atrair usuários para o seu site em menor tempo. Para usar este recurso, o administrador tem que comprar as palavras-chave das páginas. Feito isso, a plataforma será mostrada com destaque e na primeira página do buscador toda vez que uma pessoa fizer uma pesquisa relacionada ao seu tema nos buscadores. Essa é uma ótima técnica, e fica ainda melhor considerando que o Google oferece apoio a partir da ferramenta Google Grants, que é a versão gratuita do Google Adwords e disponibiliza até 10 mil dólares de recursos para que Organizações da Sociedade Civil possam anunciar suas atividades no meio online.

Porém, é importante destacar que tornar a sua página encontrável é parte do processo, mas não o fim dele. Seu objetivo será alcançado apenas se a pessoa que chegar até o seu site converter positivamente aos seus objetivos.

Na prática

Vamos pensar no caso da Doare. Nós somos uma plataforma com o objetivo de auxiliar organizações sociais a captarem doações online, pontuais e recorrentes. Facilitamos o processo de doação para apoiadores de ONGs e criamos ações de impacto social para empresas conscientes. Como nós pensamos nos conteúdos para atrair pessoas?

Primeiramente, entendemos nosso público são Organizações da Sociedade Civil que buscam por mais recursos. Como somos uma ferramenta online, também sabemos que as ferramentas de busca podem ser grandes aliadas na hora de nos levar até nossa persona. Por isso, trabalhamos nossos conteúdos e focamos as palavras-chave a partir de estratégias que nos deem um bom rankeamento no Google e permita que mais pessoas cheguem até nossa proposta.

Feito isso, oferecemos abordagens e informações desde as mais didáticas para principiantes, até possíveis soluções para o público que busca pela resolução de um problema. Por sermos uma ferramenta que dá suporte para crowdfunding (financiamento online), também demonstramos quais são nossos diferenciais e como podemos auxiliar e impactar na realidade das pessoas que aderirem aos nossos serviços.

Com isso, nossa intenção é demonstrar que as pessoas precisam da Doare e o que oferecemos para satisfazerem suas necessidades no processo de captação de recursos. E todos esses passos, basicamente, constituem a seguinte ordem – que é o que deve ser pensado na hora de propor abordagens para vender sua ideia:

1. Problema

A pessoa é exposta a uma situação que cria distúrbios em sua rotina e, portanto, precisa buscar uma solução para ela.

2. Inquietação

Esse é o momento em que a pessoa buscará métodos de resolver o problema. É uma fase de questionamentos: “o que eu posso fazer para solucionar isso?”. E esse é o momento mais importante para você vender a ideia, pois será nessa fase que o potencial público poderá chegar até você por meio de pesquisas.

3. Ação

Tendo encontrado as ferramentas e processos para satisfazer suas necessidades, a pessoa irá usá-las na busca da conclusão do seu objetivo.

Otimização é um processo constante

Para garantir o bom funcionamento do seu site e, com isso, permitir que sua taxa de conversões permaneça crescendo, todos esses passos não podem ser ações isoladas. Você precisa checar constantemente como tudo está operando. Desde atualização em conteúdos relevantes, velocidade (uma dica de ferramenta para isso é a Test my site), palavras-chave e alinhamento com os objetivos da sua persona.