O que não pode faltar na página de doação da sua organização

pagina-de-doação

Vários fatores contribuem para a criação de uma base sólida de doadores para sua organização. Sem dúvida, ter uma página de doação bem construída é um dos mais importantes deles. Mas por quê?

Enquanto o site institucional pode solidificar o conhecimento sobre a sua organização e trazer credibilidade para o seu trabalho, uma página de doação com os elementos certos pode fornecer às pessoas um caminho mais assertivo para apoiar sua causa. Porém, se a sua página de doação é desorganizada, difícil de navegar ou com excesso de informações, ela acaba indo contra seu principal objetivo: captar mais doações.

Por isso, a construção de uma boa página de doação exige atenção a alguns itens essenciais. E são eles que compartilharemos com você neste texto. Já pode criar um checklist para acompanhar a leitura!

Dicas da Doare sobre o que não pode faltar em uma página de doação

Antes de falarmos de dicas específicas, precisamos garantir que você esteja por dentro do conceito de página de doação. Ela é uma plataforma que auxilia o processo de uma doação online, em que o doador insere com facilidade seus dados e pode efetuar sua contribuição no mesmo momento, seja por PayPal, crédito ou boleto bancário.

É importante ter em mente que uma página de doação não substitui o site da sua organização. E isso nos leva à primeira dica!

Página de doação x site institucional da OSC

A criação de uma página de doação é diferente da de um site institucional. Mais robusto, o site da sua organização precisa conter informações abrangentes sobre seu trabalho. Já a página deve ser construída de forma mais objetiva e orientada à captação de recursos.

E como isso é feito? Com a utilização de uma narrativa para convencimento de doação. Sua página de doação precisa contar uma história. E é por este motivo que andamos falando tanto da importância do storytelling por aqui.

Para saber como se apropriar desta técnica em sua página de doação, recomendamos a leitura do artigo Contando histórias: o potencial das narrativas para a captação de recursos.

Segurança para o doador

Além do uso de storytelling, uma boa página de doação precisa transmitir segurança para os potenciais doadores. E alguns elementos são fundamentais:

  • inclua logos de seus parceiros e mantenedores;
  • mostre também os prêmios e selos da sua organização;

  • utilize o potencial dos vídeos para mostrar os relatos reais de pessoas impactadas pela sua OSC (sempre respeitando os limites legais, é claro);
  • contar com pessoas famosas como embaixadores também é uma estratégia para ampliar a credibilidade.

Uma página de doação não leva a outros lugares

Essa dica é essencial e precisa ser levada à risca. Sua página de doação deve ser autossuficiente, contendo uma narrativa própria que não leve o leitor para outros caminhos. Link para o site da sua organização ou para as redes sociais? Apenas no rodapé da página!

A caixa de doações

Toda página de doação possui “caixinhas” que especificam os valores possíveis de contribuição, certo? Nossas dicas para que elas sejam mais atraentes e convincentes são as seguintes:

  • além do valor mensal da doação, você pode inserir a informação de quanto aquela quantia equivale por dia para o doador;
  • tangibilize o impacto da doação. Você pode fazer isso de modo objetivo (por exemplo: este valor nos ajuda a comprar uma mochila) ou subjetiva (por exemplo, este valor ajuda uma criança a sonhar).

Doação recorrente

Você teve todo o trabalho para estruturar uma página de doação incrível, mas focou apenas nas doações pontuais? Uma vez que o potencial doador for tocado pela sua causa e decidir contribuir com seu trabalho, ele precisa receber um convite para a doação recorrente. Por isso, não esqueça de inserir um checklist com essa opção durante o processo de cadastro do doador!

Campanhas pontuais

Sua página de doação também pode ser explorada em campanhas pontuais e, para isso, recursos como uma barra de contagem regressiva para o fim daquela ação ajudam a despertar um senso de urgência nos doadores.

Outras formas de doar

Quanto maior o leque de opções para os possíveis doadores, melhores as chances de efetividade da sua página de doação. Aproveite o espaço para incluir outras possibilidades, como essas que criamos para a página da Fundação ABH:

  • Doações corporativas – Um modo de engajar colaboradores em causas sociais;
  • Legado & Endowment – A possibilidade de destinar recursos de um testamento para sua organização;
  • Voluntariado – Quando a doação não é financeira, ela pode ser feita com o tempo e trabalho de quem apoia sua causa.

Por que escolher a Doare como parceira na construção de sua página de doação

Nosso trabalho vai além da construção de páginas de doação. Vamos ouvir a organização, entender seus objetivos de captação e criar um plano completo para que você saiba como esse trabalho pode ser potencializado:

  • design personalizado a partir da história e conteúdo;
  • hospedagem em servidor na nuvem da Amazon;
  • conteúdo gerenciável através de painel administrativo;
  • integração com Google Analytics.

O processo de construção das páginas

O kickstart para a construção de uma página de doação começa com a construção de um canvas que captura todas as informações da instituição. Nele, iremos entender quem são as personas que você deseja alcançar, quais são suas dores e seus valores e, assim, construímos um briefing principal que irá guiar nosso trabalho.

Prezamos por um processo colaborativo e co-criativo, pensando sempre na efetividade da página.

Quer saber mais sobre esse canvas? Clique aqui e faça o download do ebook Canvas para Captação de Recursos.

Design aplicado ao conceito

Depois da criação em conjunto do canvas, nossa equipe de design faz uma imersão no universo da sua organização, para compilar dados que trarão uma visão macro do cenário onde seu trabalho está inserido.

A partir daí, criamos um conceito principal que une palavras-chave e referências visuais para nortear a construção da página, que será desenvolvida com uma narrativa própria, pensada em módulos que irão guiar o leitor.

A cereja do bolo de toda página

Entendemos a importância de um bom design e de como o visual impacta na identificação do público-alvo. Por isso, buscamos personalizar cada página criada, trazendo um aspecto único e um ponto alto em todas elas.

Se a sua organização precisa levar a captação de recursos a um patamar mais profissional, converse com a nossa equipe e solicite uma demonstração do nosso trabalho com páginas de doação!