Dicas para criar seu plano de captação online

plano-de-captacao-online

Não tem mistério: criar um plano de captação de recursos voltado para a internet requer o mesmo esforço, planejamento e atenção que um plano tradicional de captação. Simplesmente adicionar um botão de doação em seu site e esperar que as pessoas o vejam e contribuam com a sua causa não vai fazer a sua estratégia funcionar!

Se você realmente quer chamar a atenção das pessoas na internet – um meio onde elas estão sempre cercadas de muitas informações – precisa de um de uma campanha convincente e integrada com o restante da sua estratégia de marketing de conteúdo, englobando múltiplos canais de comunicação, como o seu site, email marketing e redes sociais.

Em resumo, uma boa estratégia de captação online se resume a três aspectos-chave:

  1. Um botão de doação simples e atrativo em seu site
  2. Comunicação por email com seus doadores e pessoas que demonstraram interesse em sua causa
  3. Comunicação efetiva através das redes sociais para fortalecer a causa e criar uma rede de apoio ao redor dela

Mas, por onde começar? E como estruturar essas ações? É o que você confere nas próximas 5 dicas para criar seu plano de captação online!

1 – Crie objetivos, prazos e tarefas

Toda casa bem estruturada começa com uma fundação sólida. O mesmo vale para a sua campanha de captação. Que objetivos estão fazendo com que você crie um plano de captação online? O que sua organização precisa arrecadar? Quem você irá ajudar? Escreva! Deixe todas essas respostas anotadas e também compartilhe-as com a sua equipe. São elas que irão direcionar o trabalho de vocês.

Agora, você precisa saber quem irá ajudá-lo a cuidar da campanha. Quantas pessoas da equipe podem se dedicar para esse projeto? E quanto tempo elas irão trabalhar nisso? Você tem uma base de voluntários que também poderia ajudá-lo? De que maneiras e em que tarefas essas pessoas seriam úteis? Com essas informações em mãos, você deve dividir as tarefas por competências e tempos disponíveis.

Determinar que canais sua organização vai usar para atingir o público e que materiais precisam ser criados para isso é o próximo passo da estruturação de seu plano de captação. E, claro, não esqueça de um calendário listando todas as tarefas a serem cumpridas!

2 – Torne sua campanha de captação humana

O conteúdo da sua campanha de captação deve sempre ir ao encontro das necessidades dos seus doadores. Afinal, as pessoas não costumam doar na primeira vez que encontram sua organização. Você precisa manter contato constante com elas, consistentemente, de um modo que se conecte com seus interesses.

Uma das maneiras de criar um vínculo com as pessoas é contar histórias atraentes e potentes. Pessoas são feitas para histórias – e as histórias capturam nossa atenção de um jeito que fatos não são capazes.

Uma vez que você tenha as histórias para serem compartilhadas, pergunte-se: “o que eu gostaria que as pessoas sentissem ao receber essa mensagem?” E, então, pense na melhor maneira de contá-las. Fotos, vídeos e depoimentos poderão ajudar.

3 – Promova!

Use o Facebook e outras redes com o Instagram e o Twitter para criar uma comunidade ao redor da sua causa. Crie mensagens fáceis de compartilhar e mantenha as pessoas atualizadas sobre o andamento das suas metas!

Se você quer que as pessoas doem, você precisa pedir que elas façam isso. E, também, tornar a doação simples: assunto do próximo tópico.

4 – Simplifique e atualize o processo de doação

Usuários de tablets e de smartphones geralmente não estão dispostos a preencher longos formulários para conseguir doar para alguma causa. Por isso, verifique se a versão mobile do seu site está funcionando bem, crie um passo a passo simples para a doação e certifique-se de oferecer diversos meios de pagamento para que a doação seja completada.

5 – Saiba chamar as pessoas

Chamadas genéricas que desembocam em páginas genéricas de doação não irão gerar retorno ou engajamento suficiente para que seu plano de captação atinja as pessoas certas. Você precisa ser certeiro nos call-to-actions: de maneira clara, mostre para o possível doador como aquela contribuição pode ajudar a transformar alguma realidade.

Além disso, criar um senso de urgência para as doações também é importante. Por isso, compartilhe sempre o calendário da campanha, pense em posts para a reta final e reforce o destino que cada centavo arrecadado terá.

Pronto para captar recursos através da internet? Dê um passo à frente e saiba como criar sua campanha de financiamento coletivo na Doare!