Entenda o que é régua de relacionamento e saiba como criá-la

regua-de-relacionamento

Se alguém perguntasse como a sua organização cultiva o relacionamento com os doadores, qual seria a sua resposta? Nós já temos uma na ponta da língua. Aqui na Doare acreditamos que uma boa comunicação é o primeiro passo para transformar doadores pontuais em recorrentes e para reter os doadores assíduos.

Por que acreditamos nisso? Simples! As pesquisas sobre retenção de doadores apontam que a maioria dessas pessoas deixa de apoiar uma organização porque o trabalho de comunicação com elas não foi bem feito. E o que envolve esse trabalho passa por diversas opiniões:

  • Doadores acham que a organização não precisava mais de sua ajuda
  • Não recebem nenhuma informação sobre como a doação foi utilizada
  • Esquecem que fizeram uma contribuição para tal organização
  • Nunca receberam uma mensagem de agradecimento pela doação
  • Têm a sensação de que a comunicação foi fraca ou quase inexistente

Com esses dados, fica fácil entender a importância do diálogo com quem se disponibiliza a vestir a camisa de uma organização. Perder um potencial embaixador da sua causa simplesmente por falta de contato seria um erro primário, concorda?

Para que isso não aconteça, uma ferramenta que ajuda a estruturar a comunicação pós-doação é a régua de relacionamento. Com esse instrumento, é possível planejar cada interação com o doador por etapas, criando uma comunicação automatizada e personalizada. Descubra como essa solução funciona nos próximos parágrafos!

O que é a régua de relacionamento

Para entender o que é uma régua de relacionamento, basta pensar em um conceito simples: as fases de um game. A cada etapa vencida, o jogador recebe uma recompensa pela missão cumprida e novos desafios que o motivam a seguir pelo caminho. Na régua, a essência é a mesma. Essa ferramenta cria fluxos de comunicação automáticos e ao mesmo tempo personalizados com os doadores de organizações sociais, alimentando-os com informações e novidades que os manterão conectados e engajados com uma determinada causa.

Se você deseja evitar o cancelamento de doações recorrentes, converter doadores pontuais em doadores assíduos, aumentar o ticket médio dos doadores e envolvê-los com as atividades da sua organização, então a régua de relacionamento é o instrumento ideal para fazer isso de maneira mais assertiva e menos trabalhosa. Afinal, ao automatizar o processo de comunicação e dividi-lo em fases específicas, a régua facilita o trabalho da sua equipe de comunicação.

Mas como ela funciona na prática? A resposta está no próximo tópico!

Como a régua de relacionamento funciona

A régua de relacionamento da Doare engloba diversas etapas do processo de comunicação com os doadores da sua organização. E o trabalho começa pela definição detalhada das personas para o seu público-alvo. Assim, podemos conhecer quem são as pessoas a quem você quer chegar.

Com isso definido, é preciso escolher o canal de contato com os doadores. O meio mais utilizado é o e-mail, mas a régua de relacionamento também pode abordar mensagens até mesmo pelo Whatsapp!

O próximo passo é a classificação e segmentação dos contatos da sua organização em listas. Classificando os doadores, podemos criar mensagens para momentos específicos da jornada de cada um deles, como: boas vindas, confirmação de doação, agradecimentos, resultados das doações, convites para campanha de financiamento coletivo, entre outros.

Nossa régua de relacionamento também oferece o copywriting de até 40 mensagens diferentes, a implementação em sua ferramenta de envio de e-mail marketing, a integração com o Google Analytics e também um manual de como utilizá-la.

A régua de relacionamento em ação

Está faltando um exemplo para que você possa entender como a régua de relacionamento entra em ação? Não tem problema! Na imagem abaixo, criamos um modelo de como ela pode funcionar:

Com a automatização do fluxo de comunicação e a criação de conteúdos de impacto que mostrem como a sua organização trabalha, dialoguem com os doadores e os incentivem a continuar apoiando sua causa, fica muito mais fácil desenvolver um relacionamento de qualidade com essas pessoas!

Quer uma régua de relacionamento personalizada para sua organização? Clique aqui e entre em contato com nossa equipe comercial.